Terreno e Fundações

Essa seção é parte integrante da coletânea Mãos à Obra pro, volume 1

A fundação tem o papel de dar sustentação e segurança à construção. Por isso, o acompanhamento de um profissional especialista é indispensável.

Veja a seguir um exemplo de como executar uma sapata corrida com blocos de concreto.

Sapata corrida com blocos de concreto

2_1Abra a vala com uma picareta. Ela (a vala) deve possuir 20 cm de largura a mais que a espessura das paredes que serão construídas acima dela.
2_2
2_3Apiloe o fundo da vala para que a superfície fique uniformizada e bem compacta.
Crave piquetes ao longo da vala e mantenha-os no mesmo nível. Eles servirão de referência para que o lastro de concreto esteja nivelado e uniforme.2_4
Jogue uma camada de brita de 10 cm no fundo da cava. Soque bem o fundo com um pilão (soquete) até que a pedra esteja entranhada na terra e bem compacta. Não jogue água, porque o barro gruda no pilão e dificulta o trabalho.
2_5Monte a armadura, posicionando os estribos conforme o projeto específico. Amarre-os nas barras horizontais com o arame recozido, no espaçamento determinado pelo projetista. As emendas horizontais deverão se sobrepor em pelo menos 40 cm. Leia o passo a passo deste procedimento no item Serviços complementares – Preparação de armaduras (página 83) e, para saber mais, consulte o fascículo Estrutura.
2_6Prepare as fôrmas da sapata utilizando tábuas, sarrafos e desmoldantes. Posicione a armadura na vala.

2_7

2_8Faça a concretagem. Adense bem o concreto, com barra de aço, após o lançamento de cada lata. Utilize um vibrador para eliminar bolhas de ar e alise com uma colher de pedreiro. Consulte o fascículo Estrutura para obter mais informações sobre procedimentos de concretagem.

Proceda à cura do concreto, mantendo-o úmido nos 3 dias seguintes à concretagem. Para isso, molhe a área, sem encharcar, 2 vezes ao dia.

Após 24 horas da concretagem já é possível iniciar a execução da alvenaria de embasamento. Puxe uma linha-guia na face externa dos blocos.

10 Para a alvenaria de embasamento, assente sobre a sapata os blocos de concreto utilizando argamassa de assentamento – veja o item Serviços complementares – Preparação da argamassa. Inicie pelos cantos e verifique o nível horizontal em cada fiada. Faça uso do nível ou da mangueira transparente, se a distância for muito grande. Para mais informações sobre assentamento de blocos de concreto, veja o fascículo Alvenaria.

11 Após 3 dias, retire as fôrmas da fundação.

2_9

12 Execute a cinta de amarração na última fiada da alvenaria de embasamento antes da parede da casa. A cinta de amarração da fundação deve estar indicada no projeto. Posicione duas barras, também especificadas no projeto, no interior dos blocos canaletas e preencha com graute. Para isso, leia Serviços complementares – Preparação de graute (página 77).

2_1013 Impermeabilize o baldrame, conforme orientações do fascículo Impermeabilização.

Compactar a terra não aumenta sua resistência. Esta etapa tem a função apenas de uniformizar o fundo da vala.

Colocar uma camada de brita de 10 cm atenua a infiltração de água por ascensão capilar.

Conheça a Coletânea.

Saiba mais sobre o assunto:

Vídeo

Programa 9 - Fundações

Topo