Pisos

Essa seção é parte integrante da coletânea Mãos à Obra pro, volume 4

Um dos acabamentos mais comuns usados no piso é o revestimento cerâmico. O assentamento correto das placas cerâmicas é fundamental para garantir que não se destaquem.

Veja como instalar um piso cerâmico sem surpresas, no passo a passo a seguir.

Preparação do local

Antes de iniciar o assentamento propriamente dito, os seguintes serviços devem ser realizados:

1 Verifique o esquadro e as dimensões da superfície a ser revestida para definir a distribuição das peças cerâmicas, buscando reduzir o número de recortes e o melhor posicionamento destes.

9_1

2 Posicione as peças sobre a superfície a ser revestida e visualize as juntas horizontais e verticais entre as peças cerâmicas.
3 Marque os alinhamentos das primeiras fiadas, nos dois sentidos, com linhas de náilon. Elas servirão de referência para as demais fiadas. Outra opção é fixar uma régua de alumínio junto à base.
4 Arranje as placas cerâmicas de forma que sejam feitos cortes iguais nos lados opostos da superfície a ser revestida.

9_2

5 Planeje a paginação das placas considerando: a decoração da face, o encaixe preciso dos desenhos e a colocação das peças em diagonais e perpendiculares.
6 Para o caso de assentamento de paisagens ou mosaicos, desenhe com giz as figuras a serem formadas, colocando entre as linhas desenhadas o formato e a cor das peças que fazem parte do desenho.

9_3
9_4

Conheça a Coletânea.

Saiba mais sobre o assunto:

Vídeo

Programa 23 - Revestimentos de parede

Topo