Impermeabilização

Essa seção é parte integrante da coletânea Mãos à Obra pro, volume 1

A infiltração é um dos problemas mais frequentes nas moradias brasileiras. Para evitar este problema é necessário impermeabilizar a construção.

Confira o passo a passo da impermeabilização de baldrames e contrapisos, utilizando argamassa com aditivo impermeabilizante.

Aplicação de argamassa com aditivo impermeabilizante

1 Verifique se a superfície do baldrame está firme, coesa, homogênea e limpa. Retire terra, restos de fôrmas, pontas de ferragem e resíduos de produtos desmoldantes.
2 Umedeça a superfície com uma brocha e aplique uma camada de chapisco (cimento e areia no traço 1:2 em volume). Essa camada servirá de ponte de aderência entre a superfície e a argamassa com aditivo impermeabilizante.
3 Prepare a argamassa com cimento e areia média no traço 1:3 em volume. Veja a seguir a sequência correta para preparar a argamassa.

3_1

3_2

4 Aplique a argamassa impermeabilizante no baldrame com uma espessura de 1,5 a 2 cm e uma altura de 15 cm nas laterais. Execute o acabamento da argamassa impermeável com desempenadeira de madeira.
5 Aguarde a secagem da argamassa (cura) por 15 dias para então aplicar duas demãos de tinta asfáltica. Evite aplicar camadas muito espessas, pois elas podem demorar muito para secar ou secar superficialmente. Verifique as instruções do fabricante quanto ao intervalo entre as demãos.

3_3

6 Ao construir a parede sobre o baldrame, utilize a mesma argamassa aditivada para assentar as três primeiras fiadas de blocos. O revestimento interno e o externo da parede deve ser executado com a mesma argamassa aditivada até a altura mínima de 1 metro acima do piso acabado ou do solo.

3_4

Observações:
• Quando houver descontinuidade na aplicação da argamassa devido à interrupção da execução, a junta deve ser previamente chanfrada e chapiscada.
• A última camada de argamassa aditivada deve ser desempenada para melhorar seu desempenho.
• Mantenha a argamassa úmida por no mínimo 3 dias (cura úmida).

3_5

Conheça a Coletânea.

Saiba mais sobre o assunto:

Vídeo

Programa 7 - Preparo e aplicação das argamassas

Topo