Cobertura e Forros

Essa seção é parte integrante da coletânea Mãos à Obra pro, volume 2

Um bom teto protege a residência da infiltração de água e de vento, impede a entrada de insetos e animais e ameniza a temperatura dos cômodos.

A maior parte dos problemas na cobertura de uma casa pode ser evitada se for bem projetada, planejada e executada. Veja a seguir como executar um telhamento.

Instalação de Telha de fibrocimento

1 Primeiramente, certifique-se de que as terças estão bem encaixadas e paralelas entre si. Caso não estejam, ice a quantidade necessária para cobrir a primeira faixa ou simule a situação no chão. Ou seja, tire as medidas reais e trace um gabarito no chão. Coloque a primeira telha perpendicularmente às terças, acertando o beiral lateral com o corte diagonal das telhas da primeira faixa. As demais telhas são montadas normalmente.
6_1
2 Faça uma distribuição hipotética das telhas no chão. Inicie a montagem a partir do beiral, no sentido da cumeeira. Como as telhas são sobrepostas umas nas outras, sempre que possível, verifique a direção predominante do vento, pois a montagem é no sentido contrário ao dos ventos.
6_2
6_33 No recobrimento de quatro cantos de telhas sobrepostas, os dois cantos intermediários (de intersecção) devem ser cortados, respeitando-se sempre as dimensões máximas permitidas para o corte, de acordo com os recobrimentos. Utilize um gabarito para facilitar a marcação dos cortes de cantos e corte as telhas no chão, com o auxílio de um serrote, antes de levá-las ao telhado. Se necessário, use um torquês, para evitar a quebra além da linha de corte. Acompanhe no desenho a sequência e os detalhes dos cortes.
6_4

6_54 Uma vez cortadas as telhas, ice-as para o telhado. Essa operação pode ser feita por dois homens se a construção for térrea. Caso tenha de 2 a 3 pavimentos, amarre-as e use um gancho na extremidade da corda.
5 Fixe as telhas posicionadas no madeiramento. Veja o número e a posição das fixações nas coberturas.
6_6
6_7
6 Com relação aos beirais e à fixação de calhas, verifique o balanço livre máximo permitido pelo tipo de telha. O balanço depende também do sentido que se mede: no comprimento, o balanço é medido a partir do último furo de fixação (b). No sentido da largura das telhas, ele é medido a partir da extremidade do apoio. Consulte sempre o manual do fabricante. Observe a seguir algumas situações:
6_8

Conheça a Coletânea.

Saiba mais sobre o assunto:

Vídeo

Programa 17 - Cobertura

Topo